segunda-feira, 25 de abril de 2016

Projeto "Escritos em Movimento" divulga fotos da primeira ocupação organizada em Florianópolis

Acervo de Ivone Maria Perassa

Como parte do projeto “Escritos em Movimento”, divulgamos um conjunto de 20 fotografias que registram aquela considerada a primeira ocupação organizada em Florianópolis e que deu início ao movimento dos sem-teto. Em setembro de 1984, cerca de 35 pessoas acamparam na frente do Palácio do Governo de Santa Catarina, que na época ficava na Praça Tancredo Neves, do lado aposto ao da Assembleia Legislativa, exigindo o direito à moradia. Na época, depois de muita resistência e com apoio da igreja católica e de voluntários que mais tarde, em 1987, fundaram o Centro de Apoio e Promoção do Migrante (Caprom), os acampados foram assentados no Morro da Mariquinha, no Maciço do Morro da Cruz.
Com as fotos divulgamos também a Carta à População distribuída pelos acampados, que assinavam como Sofredores da Rua, em 14 de setembro de 1984. 
As fotos e o documento fazem parte do acervo da artista plástica e militante pelo direito à moradia Ivone Maria Perassa, também conhecida à época como Irmã Ivone, que foi a primeira entrevistada do projeto. Ivone acompanhou a ocupação e nos anos seguintes, como coordenadora do Caprom, participou das lutas mais emblemáticas em Florianópolis pelo direito à moradia. O autor das fotos é desconhecido, e, se as identificar, daremos o crédito.
O projeto “Escritos em Movimento” tem como entidade parceira o Núcleo de Estudos em Serviço Social e Organização Popular (NESSOP), vinculado ao Departamento de Serviço Social do Centro Sócio-Econômico (CSE), e apoio do Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) e da Revista Pobres & Nojentas.

As fotos estão em:

A Carta dos Sofredores da Rua está em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário