sexta-feira, 11 de março de 2016

“Escritos em Movimento” para narrar a luta por moradia em Florianópolis

Míriam, Ivone, Elaine e Rubens - Foto: Rafaela Gavlak

Ivone Perassa

Míriam Santini de Abreu - jornalista

Nos próximos dias divulgaremos o primeiro vídeo da série que será produzida para “Escritos em Movimento”, um Projeto de Extensão do Departamento de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (POSJOR) da UFSC. A primeira entrevistada é a artista plástica e militante pelo direito à moradia Ivone Maria Perassa, que falou sobre as ocupações feitas em Florianópolis nos anos 1980 e como as pessoas e movimentos sociais se organizaram para lutar pela moradia.
As entrevistas serão feitas por mim e por Rubens Lopes, integrantes do projeto, e para a primeira contamos com o apoio da gurua Elaine Tavares, jornalista no Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA). Ela, ao contrário de mim, que lido melhor com texto, tem experiência em todas as mídias e está me auxiliando nestas artes do vídeo. E para isto tenho também a mão segura do Rubens. O projeto é coordenado pelo professor do Departamento de Jornalismo Jorge Ijuim, que topou a proposta e a apresentou ao Colegiado do Departamento de Jornalismo. A arte do “Escritos em Movimento” foi feita pela arquiteta e professora Arlis Buhl Peres.

Testemunhos da luta
O projeto tem como objetivo principal dar tratamento jornalístico e, assim, propiciar visibilidade a testemunhos que relatam e interpretam a luta pela reforma urbana em Florianópolis, a qual, a partir dos anos 1980, reuniu pessoas e movimentos que, ao longo dos anos, continuaram a atuar, especialmente na habitação e meio ambiente.
Em se tratando de Florianópolis também vale a máxima de que que a história é contada pelos “vencedores”, que, especialmente através dos grandes meios de comunicação, são as vozes dominantes a ditar os rumos do crescimento/desenvolvimento da capital catarinense. Tanto que, desde a década de 1980, Florianópolis desenvolve uma estratégia de marketing ancorada no potencial turístico e na qualidade de vida, buscando ser referência de modernização tecnológica. Nesse sentido consolidaram-se dois slogans, “Ilha da Magia” e “Floripa”. Mas a que preço? Este projeto de extensão busca, portanto, contar outras versões da história, dando visibilidade às lutas de pessoas, grupos e movimentos sociais que têm seu discurso minimizado/silenciado nos grandes meios de comunicação.

Parcerias
O projeto foi aprovado no final do ano passado e tem como entidade parceira o Núcleo de Estudos em Serviço Social e Organização Popular (NESSOP), vinculado ao Departamento de Serviço Social do Centro Sócio-Econômico (CSE), e apoio do Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) e da Revista Pobres & Nojentas.
O material produzido será postado no blog escritosemmovimento.blogspot.com.br e lincado no Portal Social Floripa em Movimento (floripaemmovimento.org), o qual também é resultado de um projeto de extensão para viabilizar formas de comunicação sobre as atividades das Associações de Moradores, Conselhos Comunitários, Entidades Ambientalistas, Fóruns e Movimentos Sociais, assim com outras formas associativas da esfera pública florianopolitana. A parceria com o Portal foi possível graças ao apoio dos professores Raúl Burgos e Iliane Kohler, ligados, respectivamente, ao curso de Ciências Sociais da UFSC e ao NESSOP.
Outro objetivo do projeto é produzir análises de mídia, com ênfase nos veículos de comunicação de Florianópolis, sobre essa temática. Estas análises servirão de subsídio para a concretização do projeto de tese que apresentei ao POSJOR/UFSC e que busca analisar o sentido dos discursos jornalísticos produzidos sobre a questão urbana, com ênfase na apropriação do espaço urbano por diferente atores sociais.
Fica o convite para as amigas e os amigos compartilharem a novidade e acompanharem os vídeos que contam, sob outros olhares, uma parte da história de luta pela moradia em Florianópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário